ESTUDANTES DO CÔNEGO TORRES CONHECEM ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CÂMARA DE VEREADORES

por CM SERRA publicado 21/03/2019 15h10, última modificação 21/03/2019 15h08

Na manhã desta quarta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Serra Talhada, recebeu a ilustre visita dos estudantes e professores Aída Godoy, Keroz Nunes, Thamiris e Inaldo Rocha,  do 9° ano A e B, do Colégio Municipal Cônego Torres. O vereador Sinézio Rodrigues recepcionou os estudantes e os guiou pelas dependências da Casa Legislativa, apresentando os departamentos e explicando suas funcionalidades (Controle interno, Secretaria, Procuradoria, Tesouraria, Ouvidoria, etc). Os alunos, ainda, tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com os vereadores Nailson Gomes, Vera Gama, Rosimério de Cuca, Paulo Melo; com o presidente da Casa: Manoel Casciano, o vice-presidente, Ronaldo de Dja e o primeiro secretário, José Raimundo.

Para Sinézio foi um momento muito significativo, pois os estudantes pouderam dialogar com os parlamentares, além de conhecer algumas leis importantes do poder legislativo; e não hesitaram em tirar  dúvidas e cobrar, dos representantes do povo, ações que beneficiassem a escola da qual eles fazem parte.

“Fiquei extremamente feliz ao ver a percepção crítica desses jovens em relação a importância de uma escola bem estruturada. Eles (os alunos) nos mostraram uma maturidade política que me fez refletir quanto a necessidade de uma aproximação maior do legislativo com a juventude. O debate, que surgiu naturalmente através da visita, trouxe ao conhecimento desta Casa, problemas que estão dificultando o ensino-aprendizagem deles, e que, esta Casa se compromoterá em solucionar,” declarou o vereador.

O presidente Manoel Cassiano deu boas-vindas aos visitantes, parabenizou a iniciativa da professora Aída e aproveitou para elogiar os excelentes questionamentos feitos pelos alunos, além de incentivá-los a acompanhar mais o dia a dia da Câmara.

“Ações como essas são importantes para que seja implantado nos jovens o gosto pelas questões políticas que regem o futuro deles, além de incentivá-los a serem mais participativos nas decisões municipais”, afirma Manoel.

Segundo a professora responsável pelas turmas, Aída Godoy a proposta de visitar a Câmara, e conhecer sobre o legislativo e sua função, surgiu a partir de uma aula sobre a República Brasileira.

“A experiência  surtiu um efeito inesperado,  porque foi uma ação  concreta, e a primeira de muitas que virão. Com isso, descobrimos que a capacidade intelectual dos nossos alunos perpassavam as nossas expectativas. Fiquei  bastante feliz  com as perguntas com níveis elevados; e o debate em si causou espanto pela criticidade  cidadã  despertada.” Afirmou a professora.

Além da visita aos espaços internos da Casa, os estudantes puderam conhecer um pouco mais do papel dos vereadores e da história da Câmara serra-talhadense através de vídeos apresentados no plenário.

ROCHANY ROCHA

Jornalista – DRT/PI - 1543