Câmara realiza sessão ordinária com foco em infraestrutura, homenagens e avanços legislativos

por Rochany Rocha publicado 22/07/2025 12h17, última modificação 22/07/2025 12h17

 

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada realizou, nesta terça-feira (22), mais uma sessão ordinária marcada por importantes votações e proposições que refletem as necessidades da população, o reconhecimento de personalidades locais e o avanço de projetos de interesse coletivo.

Requerimentos aprovados priorizam infraestrutura urbana e fortalecimento da agricultura

Entre os requerimentos aprovados, destacam-se as proposições do vereador Jaime Inácio solicitando a construção de quebra-molas em pontos estratégicos da cidade: na Rua José Nogueira dos Santos, no bairro AABB, e na Rua Isidoro Conrado, nas proximidades da Casa dos Pobres, no Centro. O objetivo é garantir maior segurança para pedestres e motoristas.

O vereador André Maio também teve dois requerimentos aprovados. Ambos voltados para a captação de emendas parlamentares: o primeiro para a Secretaria Municipal de Agricultura, com foco em apoiar a agricultura familiar e a produção sustentável; o segundo para viabilizar a pavimentação de 20 ruas no bairro IPSEP, conforme relação enviada.

Moções expressam reconhecimento e solidariedade

A sessão também foi marcada por moções de aplausos e de pesar. O vereador Manoel Casciano propôs moção de aplausos ao Tiro de Guerra – TG 07/018, pelos seus 48 anos de relevantes serviços prestados à cidade e formação de mais de 2 mil reservistas. Ele também apresentou moção de pesar pelo falecimento da médica pediatra Dra. Florenilza Afonso Barbosa Melo.

Todos os vereadores assinaram moções conjuntas de pesar pelo falecimento do empresário Marcelo Lucena de Vasconcelos e de aplausos ao senhor Marcos Carvalho, pelo seu trabalho no campo da cultura audiovisual, e ao senhor Pedro Severien, pela direção das obras cinematográficas “O Palco” e “1954”, gravadas em Serra Talhada.

Indicações reforçam pedidos por melhorias urbanas e sociais

Entre as indicações debatidas, o vereador Antônio Rodrigues solicitou à prefeita Márcia Conrado a construção de lombadas na Avenida Maria Elizabeth Arruda, bem como a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Afonso Magalhães com a Rua José Alves da Silveira.

O vereador Ronaldo de Dja apresentou sugestão inovadora, propondo ao Governo Federal a inclusão de serviços de saúde preventiva para beneficiários do Programa Bolsa Família.

Já a vereadora Juliana Tenório propôs o calçamento de diversas ruas no bairro José Tomé de Souza Ramos, buscando melhores condições de mobilidade e infraestrutura urbana para os moradores.

Projetos de lei em destaque na pauta legislativa

A sessão também trouxe a apreciação de projetos de lei relevantes para o município. O Projeto de Lei nº 027/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata da modificação do artigo referente à Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP), foi aprovado em primeira votação.

Outro projeto apreciado foi o PL nº 028/2025, que modifica o Anexo II da Lei nº 1959/2023, além do PL nº 037/2025, do Poder Legislativo, que homenageia a senhora Francisca Rosa dos Santos ao denominar com seu nome a cozinha comunitária do bairro Tancredo Neves (COHAB).

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 013/2025, que concede o Título de Cidadão Serra-talhadense ao senhor Bruno Alencar Maciel, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à cidade na área da odontologia.

Transparência e fiscalização

A Presidência da Câmara encaminhou à Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) sobre a prestação de contas do Poder Executivo, referente ao exercício de 2020, para elaboração do respectivo Projeto de Decreto Legislativo.