CMST realiza primeira sessão ordinária de 2026

por Rochany Rocha publicado 03/02/2026 13h47, última modificação 03/02/2026 13h47

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada retornou as atividades legislativas neste terça-feira (03/02), às 10h, com presença da Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado e os secretários municipais, que prestigiaram a 1ª Sessão Ordinária do Período Único de 2026.

Na oportunidade, o padre Jorge Dias e o pastor Fredson fizeram as bênçãos iniciais para que o ano legislativo seja com propósito aos que mais precisam. Márcia Conrado também fez uso da palavra se deixando à disposição da Casa Legislativa para contribuir para o desenvolvimento de Serra Talhada.

 A vereadora e vice-presidente da câmara, Alice Conrado, fez uso da palavra para pedir união entre os vereadores, além de convidar a todos que trabalhem juntos para que o no de 2026 seja um ano de conquista para a cidade e o povo.

Já o vereador Antônio de Antenor chamou os presentes para refletir sobre a importância de Deus nos corações de todos, e que Ele seja o guia dos vereadores nesse ano legislativo que se inicia. O vereador ainda ressaltou a falta de energia, que aconteceu na madrugada desta terça-feira, deixando a população sem poder dormir.

André Maio informou que está entrando com quatro projetos de lei na câmara: 1 -  para assegurar água potável às famílias de Serra Talhada; 2 - para assegurar alimentos para famílias de baixa renda; 3 - para incentivar o esporte amador e 4 - para garantir autonomia econômica para a mulher.

O vereador China Menezes chamou os vereadores para pensar no futuro da cidade, que os debates sejam respeitosos e que seja um ano de trabalho e muita paz, defendendo os interesses do povo de Serra Talhada. O vereador ainda levantou o problema da seca, dificultando a vida do homem do campo, para manter os animais e pediu à população que diminua o consumo de água. 

Já Rosimério de Cuca trouxe para a tribuna a falta de respeito da empresa Neoenergia com a população de Serra Talhada. O vereador ressaltou a calamidade que está a falta de energia na cidade, com apagões, oscilações diárias e a população sofrendo com a falta do serviço. As cobranças também se estenderam aos serviços da Compesa, que também estão deixando a população sem água.

José Raimundo levantou a fala do Presidente do STF, sobre o papel do legislativo, no quesito imagem e reputação. Além de ressaltar a ineficácia da imprensa, na luta contra as fakenews e direito de resposta, para que a população receba a informação verídica.

Nailson Gomes Lembrou que os vereadores são poderes constituídos, eleitos pelo povo, mas ressaltou que os secretários municipais também são escolhidos pelo executivo para trabalhar pelo povo, independente do interesse político partidário. 

Já o vereador Pinheiro do São Miguel entrou com a indicação para o Título de Cidadão Serra-talhadense ao professor da Universidade Federal Rural, Maurício Leite.

Lindomar Diniz, líder da oposição, lembrou que a Casa deve trazer projetos que favorecem o cidadão serra-talhadense, esquecendo o embate político que não seja propositivo para a população, que espera dos vereadores soluções e melhorias. 

E Gilliard Mendes, líder da situação, falou sobre sua visita à Codevasf, onde foram buscar caixas de água para entregar à população e minimizar as dores da seca. O vereador também pediu aos pares que tragam propostas propositivas para o povo.

Manoel Enfermeiro, presidente da Câmara, elevou o compromisso de todos os vereadores, desejou que Deus ilumine os trabalhos de todos e lembrou que a população quer melhorias.

Recuperação de estradas vicinais

A pauta trouxe importantes demandas da população, com destaque para solicitações de melhorias na infraestrutura rural e urbana do município, como o requerimento do vereador Clênio Alves, que solicitou a recuperação de diversas estradas vicinais que atendem comunidades rurais. Entre os trechos contemplados estão as vias de Varzinha, Fazenda Poço Escuro, Caiçarinha da Penha, Serra Grande, Fuxica, Carnaúba da Penha, Águas de Betânia, Cacimbinha, Tauapiranga, Conceição Cima, Catolé, Conceição do Meio e Conceição de Baixo.

Iluminação pública

Ainda do vereador Clênio Alves, foi apresentada solicitação à secretária de Iluminação Pública, para viabilizar a iluminação do cemitério público de Santana, na Caiçarinha da Penha.

Já o vereador Manoel Enfermeiro solicitou a troca de lâmpada do poste localizado na Rua Manoel Pereira da Silva, no encontro com a Rua Cornélio Soares, próximo à Fundação Cultural e ao CIST, no bairro Nossa Senhora da Penha.

Segurança viária

O vereador Francisco Pinheiro encaminhou requerimento à governadora Raquel Lyra e ao diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), André de Souza Fonseca, solicitando sinalização vertical e horizontal, proteção lateral e melhorias no asfalto em trecho perigoso da PE-390, na chamada "Curva do Lemos", que dá acesso à sede do 5º Distrito – Poço da Cerca e à Barragem de Serrinha.

Moções de aplausos e pesar

A sessão também aprovou importantes homenagens. O vereador Manoel Enfermeiro apresentou moção de aplausos ao promotor de Justiça Vandeci Sousa Leite, pelos relevantes serviços prestados à Comarca de Serra Talhada, por ocasião de sua despedida. Também foi homenageado o conselheiro Carlos da Costa Pinto Neves Filho, pela posse como presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) para o biênio 2026/2027.

Em moção coletiva, foi aprovado voto de aplausos ao 1º Sargento Luís Affonso Giordani, pela assunção do comando do Tiro de Guerra 07/18 de Serra Talhada, ocorrida no dia 16 de janeiro.

A Casa de Leis também manifestou pesar pelo falecimento de João Mourato de Lima, o Tenente Mourato, integrante do Exército Brasileiro que prestou relevantes serviços à pátria e à comunidade serra-talhense, falecido em 29 de janeiro. Moção de pesar também foi aprovada em memória de Francisco Pereira Barbosa, conhecido como "Francisquinho das Japonesas", também falecido no dia 29 de janeiro.

Tramitação legislativa

Ao final da sessão, foi encaminhado à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Decreto nº 001/2026 do Poder Legislativo, para receber os devidos pareceres.