Em sessão ordinária, vereadores discutem pautas de interesse público e combate à violência contra a mulher

por Rochany Rocha publicado 01/07/2025 11h27, última modificação 01/07/2025 11h27

A Câmara Municipal de Serra Talhada realiza, nesta terça-feira (1º), mais uma sessão ordinária com importantes pautas em discussão e votação, reafirmando o compromisso do Poder Legislativo com o bem-estar da população e o fortalecimento das políticas públicas no município.

Entre os destaques da sessão, está a votação do Requerimento nº 040/2025, de autoria do vereador Antônio de Antenor, que solicita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, a construção de redutores de velocidade (quebra-molas) na BR-232, no trecho entre a sede do Corpo de Bombeiros e o Residencial Vanete Almeida. A proposição visa proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres que circulam pela área, marcada por intenso fluxo de veículos. O vereador aproveitou para relatar uma denúncia, por parte de uma usuária dos serviços de saúde da cidade, que afirma está precisando de uma histerectomia e há muitos meses está na fila, sem retorno quanto a cirurgia.

Ainda na pauta, será colocada em votação a Indicação nº 063/2025, também do vereador Antônio de Antenor, que solicita a implementação de uma Cozinha Comunitária no bairro Borborema, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar e oferecer apoio social às famílias em situação de vulnerabilidade.

Na sessão, foi apreciada a Moção de Pesar nº 038/2025, apresentada pelo vereador Manoel Enfermeiro, em homenagem à senhora Mariza Maria Crisóstones de Oliveira, falecida no último dia 20 de junho. A Câmara presta solidariedade aos familiares e amigos, reconhecendo a contribuição da homenageada à comunidade.

André Maio fez uso da palavra para solicitar a instalação de uma malha ferroviária ligando o nordeste ao Brasil, afirmando que a estratégia seria um progresso sem igual para Serra Talhada e região. O vereador aproveitou para parabenizar pela ordem de serviço de revitalização do Estádio Pereirão, valorizando o esporte amador da cidade, bem como pela pavimentação das ruas do bairro Vila Bela.

José Raimundo falou sobre a praça do São Cristóvão, que falta apenas 20% da obra para que seja inaugurada. Além disso, ressaltou a importância da obra do Estádio Pereirão, uma obra de pedido particular seu, e que vai desde a recuperação do gramado até o vestiário, alambrado e cobertura da arquibancada. 

Francisco Pinheiro fez uso da palavra para lamentar o falecimento de Dona Mariza Tennes. Também citou a felicidade das comunidades de São Miguel e região, pelas melhorias nas estradas vicinais, um pedido do vereador que foi atendido pelo município, beneficiando a comunidade local.

O vereador Lindomar Diniz cobrou resolutividade das indicações feitas pelo vereador ao STTrans, sobre a via da Rua Cel. Cornélio Soares (rua dos correios), além da indicação de iluminação pública do Bairro Quitandinha, que também ainda não foi resolvida.

Por fim da sessão, o vereador Gilliard Mendes informou que a segunda votação o Projeto de Lei nº 036/2025, que propõe alteração na Lei nº 1.716, de 22 de agosto de 2019, para instituir o Dia Municipal de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em memória de Francisquinha Godoy, importante símbolo de luta e resistência no enfrentamento à violência de gênero em Serra Talhada, não será votada por apresentar um erro ortográfico no Projeto.

 

A Câmara reforça o convite à população para acompanhar os trabalhos legislativos e participar ativamente das decisões que impactam o dia a dia da cidade.