Câmara de Serra Talhada realiza 15ª Sessão Ordinária com votações voltadas à educação, infraestrutura e turismo

por Rochany Rocha publicado 20/05/2025 11h57, última modificação 20/05/2025 11h57

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada realiza nesta terça-feira (20), às 10h, a 15ª Sessão Ordinária do período único de 2025. A reunião, que ocorre na Casa Joaquim de Souza Melo e conta com transmissão pela TV Câmara, por meio do canal da Câmara no Youtube, traz uma pauta marcada por propostas de interesse direto da população, com foco em melhorias na educação, infraestrutura urbana e valorização de profissionais.

Entre os destaques da sessão, está a moção de aplausos ao cabo do Corpo de Bombeiros, Diego Inácio de Mariz, proposta pelo vereador Gin Oliveira. O militar foi reconhecido pelo ato de bravura ao salvar uma criança engasgada no último dia 14 de maio, demonstrando preparo e compromisso com a vida.

Na área de infraestrutura, o vereador Lindomar Diniz apresenta duas indicações: uma solicitando a substituição de lâmpadas queimadas na Rua Moacir Godoy, no Loteamento Quitandinha, e outra cobrando a recuperação de estradas vicinais que ligam comunidades rurais como Sítio Volta, Passagem dos Poços, Juazeiro Grande e Três Passagens, todas com acesso pela PE-414.

A educação também recebe atenção especial na pauta. O vereador Rosimério de Cuca propõe a implantação de armários nas escolas municipais e estaduais, visando à segurança e saúde dos alunos. Já o vereador Manoel Enfermeiro propõe melhorias na acessibilidade de parquinhos adaptados, enquanto Antônio Rodrigues solicita a reforma dos banheiros da Escola Municipal Osvaldo Godoy, localizada no Sítio Chocalho.

Voltada à segurança de pedestres e motoristas, a indicação do vereador Francisco Pinheiro propõe a construção de uma lombada na Rua Luiz Ferreira de Magalhães, no Bairro Universitário. A medida visa reduzir a velocidade dos veículos e prevenir acidentes, especialmente em áreas com grande circulação de pessoas.

Além das indicações, a pauta da sessão inclui a votação de importantes Projetos de Lei. Em destaque, está o Projeto de Lei nº 024/2025, do Poder Executivo, que propõe a criação do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), uma iniciativa estratégica para fomentar o setor turístico e fortalecer a economia local por meio da valorização das potencialidades culturais e naturais de Serra Talhada.

Na esfera do Legislativo, serão votados projetos que reconhecem a atuação de entidades e personalidades locais. Entre eles, o PL nº 016/2024, que declara de utilidade pública a Associação Serra Cultural, e os projetos que denominam equipamentos públicos, como a Creche Adalberto Luis de Oliveira, no distrito de Santa Rita (PL nº 034/2025), e a Rua Raimundo Gorgonho do Nascimento, no Bairro Vila Bela (PL nº 035/2025).

Também seguem para segunda votação os Projetos de Lei nº 020, 021, 022 e 023/2025, todos de autoria do Executivo, que tratam da alteração e denominação de equipamentos públicos. Já o Legislativo apresenta o PL nº 032/2025, que denomina uma via pública no Loteamento Jardim das Oliveiras como Rua Damião Wilson da Silva, homenageando outro cidadão que contribuiu para a história local.

A sessão ainda inclui o encaminhamento da prestação de contas do Poder Executivo referente ao exercício de 2019, para análise da Comissão de Finanças. Dois novos projetos do Executivo — PLs nº 025 e 026/2025 — também serão enviados para apreciação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

Em suas falas, o vereador Antônio de Antenor cobrou a finalização da obra da Avenida Waldemar Ignácio de Oliveira, além de investimentos no esporte, por parte da Secretaria de Esporte, no Campeonato Rural. Além disso, Antenor lamentou o município perder verbas de convênio por não atender as mulheres gestantes na cidade.

Já André Maio falou sobre as ações e os exames que serão realizados nos distritos de Água Branca, onde crianças de escolas municipais farão exames de vista e serão encaminhados para a confecção dos óculos, quando necessário. André Maio também reforçou a questão das estradas, que precisam ser recuperadas, diante dos problemas causados em decorrência das chuvas. Bem como a falta de uma ambulância em Água Branca, que há mais de dois meses não tem na localidade. E cobrou a falta de medicamentos nas farmácias do município denunciando a falta de pagamento do Município aos fornecedores. Por fim, o vereador declarou que o Projeto de Lei que visa a criação do fundo do saneamento básico, “vai acabar com a população de Serra Talhada”.

O vereador China Menezes falou sobre a polêmica da Casa de Parto, lamentando a postura dos que criticam o equipamento que veio para somar com a saúde da mulher de Serra Talhada.

José Raimundo falou sobre a liberação do recurso para a reforma do Estádio Pereirão, por meio do Ministério do Esporte, visando o gramado, a iluminação e alambrados. O vereador aproveitou para convocar o secretário Nailson Gomes, para discutir sobre o esporte de Serra Talhada. José Raimundo falou ainda sobre os precatórios, que tiveram seus valores corrigidos e teve andamento no processo. E finalizou trazendo boas notícias sobre a aquisição do milho para o homem do campo, a fim de minimizar os efeitos da estiagem.

Lindomar Diniz apresentou as melhorias no Posto de Saúde que o vereador fiscalizou e agradeceu por ter seus pedidos atendidos. Diniz trouxe o esclarecimento das emendas enviadas pelo Deputado Luciano Duque para perfuração de poços e que foi investido na praça da Caxixola e com abastecimento da máquina perfuratriz. O vereador cobrou a recuperação das estradas com urgência.