Câmara debate saúde, homenagens e projetos durante sessão

por Rochany Rocha publicado 09/09/2025 12h25, última modificação 09/09/2025 12h25

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, realizada nesta terça-feira (09/09), foi marcada por debates em torno da saúde pública, acesso a medicamentos de uso terapêutico, infraestrutura para comunidades rurais e a votação de projetos de lei e decretos legislativos.

A professora e farmacêutica Lourinalda Luiza Dantas da Silva utilizou a Tribuna Popular para defender a ampliação do acesso a medicamentos derivados da Cannabis Sativa L., ressaltando os benefícios observados em crianças autistas atendidas no município. “Em Serra Talhada atendemos crianças, principalmente autistas, e temos acompanhado a evolução. Porém precisamos melhorar o acesso”, destacou. A profissional também solicitou a realização de uma audiência pública durante o Simpósio de Plantas Medicinais para aprofundar a discussão.

Entre os vereadores, Antônio de Antenor parabenizou a grandiosidade da festa de setembro, mas demonstrou preocupação com a queda nos índices da saúde básica e cobrou o pagamento da Fundação Altino Ventura, considerada essencial para a população.

Já o vereador China Menezes reforçou os elogios às equipes que trabalharam no evento, mas criticou a atuação da Secretaria de Saúde e da Previdência Municipal, destacando problemas no atendimento à população e o descaso com o TFD (Tratamento Fora de Domicílio).

O vereador José Raimundo esclareceu que a Fundação Altino Ventura continua prestando serviços normalmente e lembrou que a Promotoria recomendou a utilização de veículos adequados para transporte de pacientes. Também cobrou mais atenção ao programa Previne Brasil, com a correta alimentação de dados no sistema.

O vereador Jaime Inácio apresentou requerimentos pedindo a construção de uma quadra esportiva em São Bento, no Distrito de Água Branca, e a recuperação da estrada do Poço de Serrote, em Barra do Exu e Salgadinho.

Ao abordar o tema da Cannabis medicinal, o vereador Pinheiro do São Miguel reforçou a importância do debate e do respeito às limitações dos profissionais de saúde no TFD, diante do aumento da demanda. Ele também parabenizou a organização da festa de setembro.

O vereador Tércio Siqueira elogiou a comissão da festa e destacou o sucesso da procissão e do desfile de 7 de setembro, principalmente pela mudança de horário, que garantiu maior conforto aos participantes e ao público. Ressaltou ainda que o evento contou com planejamento, inclusive com espaço reservado para pessoas com deficiência.

Na mesma linha, o vereador Rosimério de Cuca ressaltou que a alteração no horário do desfile cívico triplicou o público presente, avaliando que a mudança foi extremamente positiva e bem recebida pela população.

O vereador Lindomar destacou melhorias para a zona rural, como a encanação do açude da comunidade de Amburana e a chegada de um dessalinizador a partir de outubro nos assentamentos Bela Vista e Paraíso. Apesar de criticar os altos custos de parques de diversão, elogiou a segurança e organização da festa de setembro. Também manifestou preocupação com a queda na qualidade dos serviços de saúde.

O vereador André Maio destacou que não tem havido cobranças públicas por parte da Fundação Altino Ventura em relação a atrasos de pagamentos e lembrou que a instituição não emitiu nota oficial sobre o assunto.

A vereadora Alice Conrado também usou a tribuna para parabenizar a realização da festa de setembro, destacando sua importância para o município, e fez questão de saudar a tradicional festa da família Pereira, reconhecida como um evento marcante na cidade.

Durante a sessão, o presidente da Câmara reforçou que a população não ficou sem atendimento, inclusive pela Fundação Altino Ventura, e cobrou mais empenho dos parlamentares na busca de emendas com seus deputados.

O vereador Gilliard Mendes apresentou requerimento à Compesa solicitando a liberação do abastecimento de água da comunidade Malhada da Pedra.

Projetos votados

Na pauta legislativa, os vereadores votaram os pareceres das comissões e aprovaram:

  • Projeto de Decreto nº 15/2015, que concede o título de Cidadão Serra-talhadense ao deputado Waldemar de Andrada Ignácio de Oliveira;

  • Projeto de Lei nº 041/2025, que denomina de Alcides Pereira da Cruz a Escola Municipal do Bom Sucesso;

  • Projeto de Lei nº 044/2025, que denomina de Ivaldo Nogueira a rua localizada no bairro José Rufino Alves (Caxixola);

  • Projeto de Lei nº 045/2025, que denomina de Manoel Gomes de Souza (Manoel Cururu) a avenida localizada no bairro Cachoeira;

  • Projeto de Lei nº 046/2025, que denomina de Maria do Carmo Duarte Leão a rua no bairro Tancredo Neves;

  • Projeto de Lei nº 040/2025, que institui o Dia do Fisco Municipal.

Também foi encaminhado às comissões o Projeto de Lei nº 032/2025, de autoria do Poder Executivo, para emissão de parecer.