Câmara discute mobilidade urbana e vota contas do ex-prefeito Luciano Duque

por Rochany Rocha publicado 08/07/2025 12h05, última modificação 08/07/2025 12h05

 

A Câmara Municipal de Serra Talhada realiza, nesta terça-feira (08), mais uma sessão ordinária com uma pauta robusta e de grande impacto para a cidade. Entre os principais temas estão a votação de requerimentos e indicações voltadas à infraestrutura urbana, logística regional e segurança no trânsito, além de importantes deliberações legislativas.

Requerimentos em votação

O vereador Jaime Inácio apresentou dois requerimentos solicitando à Secretária de Obras e Infraestrutura, Gabriela Pereira, a construção de quebra-molas em pontos estratégicos da cidade. Um deles na Rua Isidoro Conrado, em frente ao número 1160, e outro na Rua José Nogueira dos Santos, próximo à casa de número 96. As solicitações têm o objetivo de garantir mais segurança para pedestres e motoristas que circulam diariamente por essas vias.

Já o vereador André Maio apresentou o Requerimento nº 043/2025, com um apelo mais amplo. Ele solicita o apoio de parlamentares federais — Waldemar Oliveira, Fernando Monteiro e Carlos Veras —, bem como da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para intercederem junto ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e aos Ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Renan Filho (Transportes), no sentido de viabilizar a implantação de uma Base Operacional e Logística da Ferrovia Transnordestina em Serra Talhada. A proposta prevê a criação de um porto seco ou entreposto logístico, integrando a cidade à futura malha ferroviária, com grande potencial de geração de empregos e desenvolvimento regional.

Indicações voltadas à infraestrutura

Na pauta de indicações, o vereador Antônio Rodrigues propôs a construção de lombadas na Avenida Maria Elizabeth Arruda, uma das vias mais movimentadas da cidade. Já o vereador André Maio solicitou à Prefeita Márcia Conrado e à Secretária Gabriela Pereira a pavimentação da Rua Afonso Kehrle, no bairro AABB, medida que trará melhorias significativas para a mobilidade e qualidade de vida dos moradores da região.

Projetos em votação

Outro ponto de destaque na sessão é a segunda votação do Projeto de Lei nº 036/2025, do Poder Legislativo, que altera a Lei nº 1.716/2019 para instituir o Dia Municipal de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, como forma de homenagear Francisquinha Godoy, símbolo de resistência e luta pelos direitos das mulheres em Serra Talhada.

Além disso, será votado o Projeto de Decreto Legislativo nº 012/2025, que dispõe sobre a aprovação, com ressalvas, das contas de governo do ex-prefeito Luciano Duque, referentes ao exercício financeiro de 2019. A análise foi baseada na decisão do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), processo nº 20100261-9, e pode implicar a quitação formal do ex-gestor perante o Poder Legislativo.