Câmara faz homenagem à Fundação Cabras de Lampião

por Rochany Rocha publicado 01/03/2023 10h10, última modificação 01/03/2023 10h10

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião recebeu moção de aplausos na sessão desta terça-feira (28), na Câmara de Vereadores de Serra Talhada em decorrência da brilhante apresentação na Escola de Samba Mancha Verde, que conquistou a vice-liderança do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo deste ano.

A Escola, que trouxe para a avenida o samba-enredo: “Oxente – Sou xaxado, sou Nordeste, sou Brasil”, perdeu o título por apenas um décimo para a Mocidade Alegre.

Em agradecimento à moção de aplausos, de autoria do Presidente Manoel Enfermeiro, a presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria e Anildomá Willans, historiador e difusor da vida de Lampião para o mundo, falaram na tribuna e expressaram a emoção deste momento ímpar para a cultura local.

"Estamos muito felizes por este legado. Felizes pela insistência em mostrar nossa cultura real, que fez com que despertasse o interesse da Escola Mancha Verde em apresentar a história de Lampião para a escola", disse Cleonice, reforçando a parceria da instituição com a família de Virgulino. "Temos o respeito e respaldo da família, que reconheceu a importância do nosso trabalho e percebeu que fazemos isso com muito amor pela nossa cultura".

Anildomá Willans fez questão de lembrar que o que aconteceu este ano é fruto de uma longa jornada. "Essa história que nasceu agora vem há mais de 3 décadas. Essa é uma batalha antiga de convencer a população de Serra Talhada que, independente de herói ou bandido, Lampião é um ícone da cultura, estudado em todos os cantos do mundo, que já gerou mais de 50 filmes e centenas de documentários e artigos científicos e se temos esse personagem e a arte do xaxado, porque não transformar em atrativo turístico? Não é apologia ao crime ou assassinato, é trabalhar como atrativo turístico e político para o desenvolvimento da cultura na região", explicou.

O presidente da Casa e autor da moção, Manoel Enfermeiro, agradeceu ao grupo por ter levado o nome de Serra Talhada para o mundo. "É uma honra para quem faz a cultura e levar o nome de Serra Talhada, Pernambuco e Brasil na maior festa do país. parabéns a todo o grupo que faz a Fundação Cabras de Lampião e o Xaxado".

PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA

Integrantes do grupo Cabras de Lampião vieram num carro alegórico, apresentando a história e tradição do xaxado. Ao todo, 13 pessoas desfilaram, sendo dez dançarinos no carro alegórico, e três participantes junto da diretoria da escola de samba.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião foi fundado em 1995 para manter viva a história de Lampião, tendo como ponto de partida o xaxado, e tornou-se um dos maiores divulgadores da dança, com apresentações em todas as regiões do Brasil e no exterior, em festivais nacionais e internacionais.

O grupo tem escola de xaxado, mantém o Museu do Cangaço e o Sítio Passagem das Pedras – onde nasceu Lampião, além de realizar espetáculos de dança e eventos de caráter artístico e cultural, e um trabalho de inclusão social, através da cultura, com aulas de dança para mais de 100 crianças e adolescentes.