Câmara realiza Audiência Pública

por Rochany Rocha publicado 22/05/2023 08h45, última modificação 22/05/2023 08h45

Na última sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Serra Talhada promoveu uma audiência pública para discutir sobre a implantação: do IML Sertão, do Centro de Oncologia, do Centro de Hemodinâmica, do Centro de Maternidade de Alto Risco e do credenciamento de clínicas e hospitais nas especialidades de obstetrícia e ortopedia.

De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Manoel Enfermeiro, a audiência visou proporcionar um espaço democrático e participativo. "Nosso objetivo era unir todas as pessoas que tivessem sugestões para que pudéssemos discutir e buscar, junto aos gestores públicos, expressar nossas demandas e cobrar resolução", disse.

Em suas falas, os médicos Edmundo Vasconcelos e Francisco Anselmo (Dr. Nena), falaram da importância do credenciamento do SUS nos hospitais. "Colocamos uma clínica de oncologia dentro do Hospital São Francisco para que nosso povo não precisasse sofrer dentro dos TFDs, além de receber o tratamento no seio familiar, mas infelizmente não conseguimos o credenciamento e só podemos ter esse serviço se tiver o credenciamento do SUS, senão não temos como arcar com a manutenção", disse Dr. Nena, seguido das reivindicações do Dr. Edmundo.

"Fizemos a melhor e mais completa estrutura de Norte/Nordeste com a intensão de atender a todos da região e o fizemos a pedido do Secretário de Saúde do Estado, na época, para que atendesse a necessidade da região, mas depois não conseguimos o credenciamento do SUS junto ao estado. Mantemos o serviço e permanecemos abertos ao credenciamento assim que o estado entender que é o melhor para a sociedade", completou Dr. Edmundo.

Doutora Mauriciana, do Hospital Eduardo Campos, falou sobre a capacidade de atendimento do centro médico e a importância desses credenciamentos para o paciente. "Hoje o Eduardo Campos atende 24h por dia, começou sem estar com sua capacidade máxima de estrutura concluída por questão de necessidade da Covid-19, mas vem ampliando os serviços, principalmente no que diz respeito ao setor infantil, mesmo assim não conseguimos abraçar todas as especialidade, e as contratações de serviços ofertados em clínicas locais, que já funcionam, faz sim uma diferença enorme para o paciente", ressaltou.

Já o deputado Luciano Duque reforçou a necessidade de um IML para a região. "Nós precisamos lutar pela interiorização da saúde em Pernambuco, seja pelo retorno do projeto da Oncologia que perdemos, pelos cadastramentos das clínicas no SUS, enfim, o que precisamos é melhorar, inclusive usando ferramentas modernas de gestão, como o uso das mídias sociais para agilizarmos as consultas nos hospitais públicos, por exemplo. E nós estamos de braços abertos para atender vocês, com projetos e sugestões que somem e que ajudem nossa população".

"Eu sei o que é passar pelo câncer e é muito difícil ter de escolher entre comer ou ir para Recife fazer o tratamento. Nós estamos aqui para saber quando? Quando vamos ter um centro oncológico em Serra Talhada. Não nos interessa onde será. Mas que chegue! Esse lenço não é só um enfeite. Ele é um apelo dos nossos pacientes", falou Valéria emocionando a todos.

Ao final da audiência, o presidente da Câmara informou os próximos passos a tomar para que a ata da reunião chegue ao governo do estado. "Nós agradecemos a participação de todos vocês para que pudéssemos construir um diálogo e montar nossas reivindicações e prol da nossa região. Vamos elaborar um documento e levar para o governo do estado. Vamos cobrar para que tenhamos essas melhorias para nosso povo!", afirmou.

O evento contou com a participação da Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, do Deputado Luciano Duque, o Diretor da SINDHOSPE, Dr. Clovis Carvalho, do Diretor do Hospam, Leonardo Carvalho e de representante de instituições, como Valéria Gonçalves, presidente do Amparo Amigo, instituição que cuida de pessoas com câncer.