CEAM comemora 9 anos com 4 mil atendimentos

por Rochany Rocha publicado 06/07/2023 11h08, última modificação 06/07/2023 11h08

A sessão da Câmara Municipal da última terça-feira (04), foi marcada com muita emoção em detrimento dos 9 anos de atuação do CEAM – Centro Especializado de Atendimento à mulher.

A secretária da mulher, Vera Gama e sua equipe, fizeram uso da plenária para conscientizar sobre a violência doméstica e fortalecer as ações da secretaria.

De acordo com Luziana Lima, coordenadora do CEAM, “uma mulher/menina é violentada a casa 10 minutos, três são vítimas de feminicídio a cada dia, uma travesti ou mulher trans é assassinada no país a cada dois dias e vinte e seis mulheres sofrem agressão física por hora”.

Esses números revelam a realidade do país e mostram a necessidade de políticas públicas mais eficazes e seguras para as mulheres.  Diante disso, ressaltar a importância dos nove anos do CEAM em Serra Talhada.

“O CEAM vem resgatando e salvando vidas ao longo desses nove anos, atendendo a mais de 4 mil mulheres e meninas que sofreram algum tipo de violência doméstica e familiar”, disse Luziana, convidando Sheyliane Maria, para contar sua história com a violência e o Centro.

“Eu vivia em cárcere privado, sofrendo violência de dia e de noite, e ainda me sentia culpada. Não conseguia sair dessa vida porque dependia de um arroz com feijão, além de temer o julgamento da sociedade, para qual mulher separada é puta. Mas os estudos possibilitaram minha independência, trabalhar para criar meus filhos e sair do convívio com ameaças e brigas. Precisei deixar minha cidade para poder viver e vejo o CEAM hoje como uma porta para sair desse sofrimento”, revelou emocionada Sheyliane.

Vera Gama aproveitou a oportunidade para agradecer a toda a equipe do órgão e informar que a luta pela delegacia da mulher não esfriou.

“O combate à violência de gênero vai além das campanhas e atendimentos, precisamos potencializar a prevenção e fortalecer a rede par o enfrentamento da violência contra mulheres e a luta pela Delegacia Especializada à Mulher continua. Muito obrigada a toda equipe do CEAM por todo amor, carinho e dedicação ao trabalho, que, diga-se de passagem, não tem hora para acontecer”, ressaltou a secretária.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Enfermeiro, também parabenizou a equipe. “Quero agradecer a presença de toda a equipe aqui nesta Casa, que tanto tem trabalhado pelo povo de Serra Talhada em diversas esferas, e parabenizar a todas pela responsabilidade e profissionalismo com a causa. Essas 4 mil mulheres estão salvas graças a vocês. Parabéns pelo trabalho e podem contar com o nosso compromisso em buscar verbas, junto aos nossos deputados, para que esse trabalho tão importante continue”, finalizou.