Confira a pauta da sessão desta terça, 26

por Rochany Rocha publicado 26/10/2021 13h46, última modificação 26/10/2021 13h46
Confira a pauta da sessão desta terça, 26

26/10/2021

Na sessão de hoje (26), a Câmara de Vereadores de Serra Talhada votou favorável para as moções de aplausos para o Dr. Inocêncio Oliveira, em razão do seu aniversário, de autoria do presidente da Casa, Ronaldo de Dja, além dos Policiais Militares, o primeiro sargento Alício José dos Santos e o Soldado Humberto Malaquias Franco Silva, que faziam ronda no bairro Vila Bela e prestaram socorro imediato, salvando a vida de uma criança de um ano de idade, que se encontrava sem respirar, arroxeada e desfalecendo, de autoria do vereador Nailson Gomes.

Também foram votados os Projetos de Lei Nº 024, 025, 026 e 027 do poder legislativo, que denomina a Rua José de Oliveira Neto, localizada no bairro José Rufino Alves (Caxixola); Institui o Programa Espaço Família, para a promoção de lazer e práticas desportivas; Denomina as Ruas José Avelino de Souza e José Moreno do Nascimento, em Caiçarinha da Penha, respectivamente.

Na oportunidade, foram colocados em votação os Projetos de Lei do Executivo, de números:

003/2021 - que institui o regime de previdência complementar no âmbito do município de Serra Talhada/PE; fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o art. 40 da constituição federal; autorizada a adesão a plano de benefícios de previdência complementar; e dá outras providências;

042/2021 – que modifica a Lei Nº 1.619, de 10 de agosto de 2017, dando à Secretaria de Educação autorização para incentivar a leitura junto aos professores, gestores escolares, e coordenadores, efetivos e contratados, que estejam em exercício em sala de aula, através de concessão de créditos ou reembolso comprovados, na aquisição de livros e material de incentivo a leitura na Feira Literária de Serra Talhada (FLIST).

Foram encaminhados para as comissões de Legislação, Justiça, Redação Final, Orçamento e Fiscalização, Desenvolvimento Econômico e Social e de Saúde, os Projetos de Lei Nº 043 e 044/2021, do poder executivo, bem como os PL Nº 010, 011, 012 e 028/2021, do poder legislativo.

FALAS:

O vereador Zé Dida fez uso da palavra para agradecer o roço da PE-418, bem como cobrar o poço artesiano na Comunidade Pilãozinho;

André Terto cobrou retorno dos requerimentos 005 e 030, sobre pavimentações de ruas, além de cobrar mais segurança para o bairro IPSEP e pedir a população que tome a vacina;

Rosimério de Cuca também cobrou mais segurança em todo município, a fim de evitar os constantes assaltos, além de convidar o juíz de direito da comarca de Serra Talhada que participe da próxima sessão e explique o que é audiência de custódia;

China Menezes ressaltou o descaso da CELPE com a população, em especial ao bairro Bom Jesus, que fica sem energia quando chove;

Nailson Gomes indicou o ex-deputado Caio Maniçoba e o servidor do município, Paulo Novaes, para o recebimento do Título de Cidadão Serra-talhadense.

Manoel Enfermeiro chamou a atenção para a responsabilidade da CELPE quanto aos serviços prestados aos moradores do bairro Bom Jesus e a falta de uma explicação plausível para a falta de energia, bem como uma solução para o problema;

André Maio solicitou ao Governo do Estado que priorize a segurança do município, além de cobrar mais segurança no cemitério municipal, após vários saqueamentos nos túmulos. O vereador informou ainda que já está sendo agendada uma reunião com o CDL e mães de pessoas autistas a fim de que sejam respeitados os direitos dos autistas;

Zé Raimundo falou sobre o projeto Espaço Família, que está em tramitação e visa proporcionar um local para lazer e práticas esportivas da cidade;

Antônio da Melancia chamou a atenção da população para o número na quantidade de carros pipas, que antes eram 35, hoje apenas 17 abastecem a zona rural e previsto apenas 6 para o ano de 2022. Insuficiente para atender a população.

Francisco Pinheiro parabenizou as ações do governo do estado e a iniciativa do vereador Nailson Gomes em oferecer o título de cidadão à Caio Maniçoba e Paulo Novaes.

Assista a sessão na íntegra pelo Facebook da Câmara de Vereadores de Serra Talhada.