Confira a pauta da sessão desta terça-feira, 28

por Rochany Rocha publicado 01/03/2023 08h10, última modificação 01/03/2023 11h11

Na sessão desta terça-feira (28), a Câmara de Vereadores recebeu a presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria e Anildomá Willans, para prestar homenagem ao brilhante trabalho de divulgação da cultura local no Carnaval 2023.

Em sua fala, o vereador André Terto parabenizou Cleonice e Domá por promover o nome de Serra Talhada por meio do Xaxado, além de cobrar respostas sobre os requerimentos enviados às secretarias de Serviços Públicos e Assistência Social, sobre carros locados e catadores do lixão beneficiados com programas sociais.

O vereador André Maio usou sua fala para cobrar mais uma vez o Expresso Cidadão ao governo do estado, além de recursos para a terraplanagem da estrada de Água Branca. E agradeceu aos participantes da Audiência Pública, que fortaleceu o movimento em prol dos idosos.

Vandinho da Saúde aproveitou a presença de Anildomá Willans e Cleonice Maria para parabenizar pela participação nas escolas de samba e revelar que é um grande fã do trabalho da Fundação. Na ocasião, Vandinho cobrou a participação da OAB Serra Talhada e do Conselho do Idoso na audiência pública, para contribuir com a pauta. Ele também revelou uma denúncia sobre a ausência da Secretária de Assistência Social e questionou as ações em Políticas Públicas para o município, bem como cobrou da Secretaria de Saúde a finalização da obra da Fundação Altino Ventura - FAV, que está atrasada. 

Jaime Inácio agradeceu a gestão municipal por ter atendido seu pedido para a reforma dos campos de futebol e das luminárias instaladas no distrito de Santa Rita, além de cobrar a estrada de São Lourenço, para que os alunos possam transitar com mais segurança e as passagens molhada para a comunidade Jurema.  

Rosimério de Cuca cobrou do governo a estrada que liga Serra Talhada ao Aeroporto, que está com muitos buracos colocando em risco a vida das pessoas que transitam pela estrada. Rosimério também cobrou a energia do Cemitério de Caiçarinha da Penha e as estradas que ligam Caiçarinha da Penha à Fuxica e Martiliano. 

O vereador José Raimundo usou a tribuna para parabenizar o carnaval de Serra Talhada, que foi muito animado graças aos blocos da cidade e animação do folião, além de parabenizar a Fundação Cabras de Lampião pela participação nas escolas de samba. José Raimundo também cobrou agentes de trânsito em frente às escolas nos horários de pico, para garantir a segurança dos alunos e o fluxo de veículos. 

Nailson Gomes iniciou sua fala agradecendo à Fundação Cabras de Lampião por todos esses anos lutando para mostrar a cultura local, tendo como resposta essa belíssima apresentação no carnaval 2023. O vereador também parabenizou os organizadores dos blocos de carnaval por proporcionarem muita alegria aos foliões serra-talhadenses.

Antônio da Melancia falou sobre o período de estiagem que vem se alastrando e prejudicando o homem do campo, reforçando a importância dos carros pipa nas localidades para manutenção da produção rural. O vereador também falou sobre a importância dos Congressos do Legislativo para a melhoria nos processos, atendimentos e trabalhos na Casa.

Francisco Pinheiro elogiou o trabalho da Fundação Cabras de Lampião, afirmando que o espaço e a conquista foram mais que merecidas, além de convidar a população para participar da Cavalgada do Vaqueiro, em Bernardo Vieira, no próximo sábado. O vereador também falou sobre os trabalhos do legislativo, que diariamente estão buscando melhorias para a população em todas as áreas, independente de criação de projetos. 

Gin Oliveira também parabenizou a Fundação Cabras de Lampião pelo trabalho de resistência em prol da cultura nordestina, em especial de Serra Talhada, além de chamar a atenção para os cuidados com as Fake News implantadas pela imprensa local, que tem publicado inverdades como informações sobre as diárias de órgãos públicos municipais.