Fibromialgia é discutida na Câmara

por Rochany Rocha publicado 08/03/2022 16h40, última modificação 08/03/2022 16h40
Fibromialgia é discutida na Câmara

Fotos: José Maurício

Na sessão ordinária desta terça-feira (08), a Senhora Marileide Amaro fez uso da tribuna para falar sobre as necessidades dos portadores de fibromialgia. Em seu discurso, a representante do movimento ressaltou a importância de se respeitar a lei, de autoria do vereador Ronaldo de Dja, mas pediu que fosse acrescentada a criação das carteirinhas, para que essas pessoas possam ser identificadas nas instituições públicas e privadas.

Na sequência, o vereador Jaime Inácio, André Maio e Antônio da Melancia cobraram do município reparações nas estradas que ligam a cidade de Serra Talhada aos distritos, amenizando os pontos mais críticos para que a população consiga transitar sem correr o risco de ficar atolados.

André Terto cobrou também o planejamento para a perfuração dos poços oriundos das emendas parlamentares, que ainda está perfurando os poços de 2021.

Vandinho da Saúde falou sobre a importância da assistência aos pacientes de fibromialgia, pedindo à secretaria de saúde apoio com relação às medicações para pacientes que não têm condição de comprar.

Zé Raimundo ressaltou a importância da inauguração de uma Unidade de Saúde da Família para a comunidade Bom Sucesso, um pedido feito através da Câmara de Vereadores e que hoje vai beneficioar centenas de pessoas, além de se mostrar favorável ao projeto de doação de 6 hectares de terras para a construção do Clube do Jeep em Serra Talhada.

Rosimério de Cuca trouxe para a tribuna a informação de que vai entrar com uma ação contra a Compesa, no Ministério Público, assinada por todos os 17 vereadores, em razão do desserviço oferecido pela Compesa aos serra-talhadenses.

China Menezes parabenizou ao município por atender os pedidos da população do bairro Vila Bela, por meio da Câmara, e deu início ao serviço de tapa buraco no bairro.

André Maio informou valores diferentes para os mesmo serviços oferecidos pelo Detran-PE entre as cidades de Recife e Serra Talhada, como emplacamento de carro e moto, cobrados os valores de R$ 240,00 e R$ 170,00 em Serra Talhada, enquanto em Recife os custos ficam de R$ 100,00 e R$ 70,00 respectivamente. Na oportunidade, o vereador convocou o presidente do órgão em Serra Talhada para esclarecimentos.

Antônio da Melancia solicitou um posto policial na praça da Rua 04, no bairro Bom Jesus. De acordo com moradores, o local está servindo como ponto de drogas, deixando a populaçao insegura.

Francisco Pinheiro solicitou a reforma e ampliação dos cemitérios da cidade e dos distritos, pois os mesmos se encontram sem espaço e sem segurança para prestar serviços à população. Além de reforçar a importância de uma solução para o lixão. Com o açude poluído, as residências próximas estão a mercê dos bixos e das doenças oriundas do lixo.

Gin Oliveira solicitou a recuperação das ruas que dão acesso ao assentamento Sem Teto e ao bairro da Cohab.

Ainda durante a sessão foram aprovadas:

AS INDICAÇÕES: dos vereadores Antonio Rodrigues, Jaime Inácio e Alice Conrado, pedindo: a construção de uma passagem molhada no Riacho da Cachoeira, no Sítio Carnaúba do Ajudante; melhorias no muro e iluminação do cemitério público da comunidade de São Lourenço, bem como a recuperação das estradas vicinais de São Lourenço, Polãozinho, São Domingos e Prazeres e, iluminação pública da praça Nossa Senhora Aparecida, em Bernardo Vieira, respectivamente.

REQUERIMENTO da vereadora Alice Conrado, solicitando tapa buraco na PE-414.

Também foram colocados em votação os pareceres ao Projeto de Lei Nº 005/2022, do Legislativo, que denomina de Dr. Miguel Arcanjo do Nascimento a Rua localizada no bairro Tancredo Neves; o Projeto de Lei Nº 009/2022, do executivo, que dispõe sobre a política municipal da pessoa idosa e o Projeto de Lei complementar Nº 010/2022, do executivo, que desafeta área para bem imóvel de uso especial, autoriza a doação do bem imóvel e dá outras providências.

Foram encaminhadas para as comissões os Projetos de Lei Nº 006, 007, 008, 011, 012 e 013/2022.

Todos os projetos, encaminhamentos, requerimentos e indicações foram aprovados por unanimidade.