Moção de aplausos, cobranças e solicitações foram discutidos na sessão desta terça, 17
Na manhã desta terça-feira (17), os vereadores de Serra Talhada se reuníram para a 19ª sessão ordinária. O primeiro orador do dia foi o vereador Antônio de Antenor, que solicitou a implantação de uma cozinha comunitária para atender o bairro Nossa Senhora da Conceição e indicou uma moção de aplausos ao promotor de justiça do estado de Pernambuco Rennan Fernandes de Souza, por seus serviços prestados ao estado de Pernambuco. Ele ainda parabenizou o secretário de agricultura por ter concluído a estrada de Tauapiranga, e aproveitou para cobrar o roço da mesma estrada.
Jaime Inácio pediu aos deputados, eleitos pelo povo de Serra Talhada, uma carrada de terra para a estrada de Santa Rita, que está intrafegável, reforçado que a população da região está sendo prejudicada com a falta da estrada.
O vereador André Maio falou sobre sua cobrança com relação a ambulância de Água Branca e que, depois de três meses pedindo, a ambulância chegou ao Distrito e hoje a população conta com esse equipamento. Maio aproveitou para cobrar da governadora do estado o recapeamento e roço da PE-418, que dá acesso ao distrito de Água Branca. Além de mais uma vez pedir o Expresso Cidadão em Serra Talhada.
Francisco Pinheiro também lembrou suas solicitações para as estradas na região do São Miguel e que já começaram as obras. O vereador aproveitou para falar sobre o festejo junino na região.
José Raimundo parabenizou ao promotor Rennan pela moção de aplausos. O vereador aproveitou para informar que o milho da Conab foi liberado, e que vai começar a fase de cadastramento dos produtores rurais para receber o alimento. Além disso, o vereador cobrou um plano de ação do IPA para Serra Talhada. Ao final de sua fala, José Raimundo pediu desculpas na tribuna ao vereador China Menezes pelas desavenças do passado.
Após a fala de Zé Raimundo, Tércio Siqueira pediu a parte para reforçar essa cobrança ao presidente do IPA quanto as ações dentro de Serra Talhada, não só nos municípios vizinhos.
Os vereadores Manoel Enfermeiro, Gilliard Mendes e Zé Raimundo indicaram uma moção de aplausos pelos 25 anos do Sicoob Pernambuco, em especial à agência de Serra Talhada-PE, fortalecendo o cooperativismo financeiro na região.
Antonio Rodrigues pediu a viabilização das obras de terraplanagem nas estradas vicinais das comunidades de Juazeirinho (igreja Boa Nova – sentido Calumbi), Cacimbão, Poço Frio, Tapera, Carnaúba, Malhada do Juá, Juazeirinho, Saco da Roça, Lagoa Nova, Macambira e Assentamento Gilvan Santos.
Gilliard Mendes solicitou a instalação de lâmpadas dos 04 (quatro) postes localizados próximo ao colégio municipal no logradouro, 9º distrito de serra talhada. O vereador também falou sobre o uso de bombas de estampido nesse período junino que, mesmo com a Lei municipal, as pessoas ainda fazem uso dessas bombas assustando idosos, crianças autistas e animais. Na oportunidade o Giliard solicitou do secretário de meio ambiente esclarecimentos sobre como fazer a denuncia das bombas e fogos de artifício. Além disso, o vereador convocou o gerente da Compesa respostas sobre a distribuição de água em Serra Talhada.
Na oportunidade, Rosimério de Cuca lembrou das inúmeras reuniões que já aconteceram na Câmara com a equipe da Compesa, mas todos os anos temos o mesmo problema.
Lindomar Diniz falou sobre sua visita na Secretaria de Saúde para solicitar uma ação de vacina e castramóvel aos animais da cidade e do distrito de Bernardo Vieira, que já está sendo organizado para que comecem o cadastramento dos animais e em sequencia, serão realizadas as ações. O vereador cobrou, ainda, a praça de Bernardo Vieira e ressaltou que todos os deputados eleitos por Serra Talhada precisam apresentar suas ações para a cidade, e buscar melhorias para os serra-talhadenses.
O vereador Gin Oliveira usou a tribuna para informar aos moradores da Cohab que a cozinha comunitária vai sair em breve.
Ainda na sessão foi encaminhado para a comissão de legislação, justiça e redação final, o projeto de lei nº 036/2025 do poder legislativo, para receber parecer desta comissão.