Resumo da Pauta desta terça-feira, 11

por Rochany Rocha publicado 12/04/2023 08h34, última modificação 12/04/2023 08h34

Durante a sessão da última terça-feira (11/04), realizado na Câmara de Vereadores, André Terto iniciou sua fala fazendo referência à assembleia dos professores, que aconteceu na Casa. Na oportunidade, Terto cobrou o Secretário de Educação do município respeito aos profissionais lembrando que o direito de reajuste é lei. o vereador também cobrou qualidade nas obras do município, como o tapa buraco da rua que leva ao shopping de Serra Talhada que está "uma vergonha" e a perfuratriz para os poços que estão atrasadas desde 2021.

André Maio também cobrou qualidade das empresas que prestam serviços à Secretaria de Obras nos calçamentos em principalmente, na reforma das calçadas residenciais, que estão infiltrando águas das chuvas nas casas. Maio também cobrou apoio do município aos eventos de toda natureza que acontecem na cidade, como o Festival de Poesia, lembrando que na cidade não tem apenas o Xaxado como cultura. Além disso, André Maio falou sobre sua indicação para oferecer curso pré-vestibular gratuito para jovens de baixa renda, do seu requerimento pedindo extensão da rede de água em Caiçarinha e a aquisição de alimentos na Associação do Leite de Água Branca.

O vereador José Raimundo começou sua fala agradecendo à comunidade da Fazenda Nova pela participação ativa na 9ª Caminhada Ecológica. Ele também cobrou duas comissões, uma para resolver a questão da Associação do leite de Água Branca e outra para resolver a questão dos professores. Sobre as obras, o vereador cobrou uma relação das empresas que prestaram serviços na Secretaria de Obras nos últimos 5 anos, se houve notificação para as mesmas e cobrar qualidade no trabalho.

Em seguida, Nailson Gomes fez uso da fala na bancada lembrando que já existe uma comissão permanente de educação, que seque foi convidada para participar das reuniões para decidirem os rumos do reajuste dos professores, e demais questões pertinentes à categoria.

Ronaldo de Dja usou a tribuna para explicar que jamais fez política para benefício próprio e sim, pensando no melhor para a população, por isso cobrou da governadora a verba que já foi recebida para solucionar a questão da Associação do Leite de Água Branca. Ronaldo também cobrou mais segurança na cidade, por parte da polícia com mais rondas ostensivas, e nos equipamentos públicos, como as creches e escolas, que constantemente estão sendo arrombados.

Antônio da Melancia agradeceu por ter seu pedido para o calçamento de rua no bairro da Caxixola atendido, beneficiando a população daquela comunidade, além de parabenizar a prefeita pelo almoço beneficente destinado à mais de 1500 pessoas no bairro Vila Bela.

O vereador Pinheiro do São Miguel solicitou uma comissão para visitar e acompanhar o que está acontecendo no matadouro novo. Pinheiro também cobrou segurança nas escolas municipais e estaduais com detector de metais, além dos precatórios e do piso salarial dos professores.

Gin Oliveira chamou atenção para os ataques cruéis que aconteceram em escolas brasileiras, pedindo mais cuidado dos pais e segurança nas escolas, informando que o comando do 14º BPM já está se movimentando para cuidar e proteger as crianças e os profissionais da educação.

Rosimério de Cuca reclamou dos comentário sobre "politicagem" exercida pelos vereadores terem prejudicado a Associação do Leite, informando que é uma luta de todos para beneficiar a população da comunidade, principalmente os pais de família que estão sendo prejudicados.

O presidente da Casa, Manoel Enfermeiro convocou seis vereadores para compor uma comissão e fiscalizar as obras que estão acontecendo na cidade, tirando do papel as promessa e transformando as queixas da tribuna em ação concreta para a população afirmando que a Câmara está preocupada com os serviços que as empresas têm prestado ao município em benefício da população.