Resumo da sessão - 07.02.2023

por Rochany Rocha publicado 08/02/2023 10h25, última modificação 08/02/2023 10h26

Aconteceu, nesta terça-feira(07), a primeira sessão ordinária do ano de 2023, na Câmara Municipal de Serra Talhada.

Durante a sessão, o vereador André Terto informou à população sobre a liberação da construção de mais 41 ruas na cidade, e pediu ao governo municipal que informasse o nome dos deputados que estão destinando verbas para Serra Talhada em seus atos comemorativos. Além disso, o vereador cobrou mais fiscalização no cemitério público e orientou os idosos sobre seus direitos, bem como dos autistas, em ter acesso ao transporte público, independente da quantidade de pessoas no ônibus.

A vereadora Alice Conrado falou sobre a coleta de lixo nos distritos, que após vários pedidos da parlamentar, começa a acontecer nas terças e sextas.

O vice-presidente da Casa, Rosimério de Cuca fortaleceu a cobrança na segurança do cemitério municipal afirmando ser inadmissível tal situação. Ainda em sua fala, o vereador falou sobre as 8 ruas que beneficiarão Caiçarinha da Penha e homenageou o Inspetor da Polícia Criminal, José Feliciano, com uma moção de aplausos pelo zelo e cuidado com a população carcerária.

Nailson Gomes usou a palavra para desejar que este ano legislativo seja de muita discussão positiva para a população, além de solicitar, por meio de requerimento, que o município realizasse a manutenção de três ruas no bairro da AABB, recém-pavimentadas, antes que as mesmas fiquem pior. O parlamentar também fez menção a João Tibúrcio, em razão de seu falecimento, lembrando que o mesmo é uma figura lendária para o futebol pernambucano.

O vereador Ronaldo de Dja fez uso da tribuna para falar sobre o descaso da segurança pública, no tocante órgãos públicos. Além do episódio do cemitério, Ronaldo falou sobre os inúmeros casos de assaltos aos postos de saúde, creches e escolas do município, onde são levados objetos essenciais para o desenvolvimento das atividades. Na ocasião, o vereador pediu às polícias civil e militar que investigassem os casos e que a justiça não permita que essas pessoas voltem às ruas.

Vandinho da Saúde aproveitou a presença da Secretária de Saúde, Lisbeth Araújo, na plenária para solicitar melhorias no atendimento das pessoas na área da saúde, além de trazer a boa notícias sobre o investimento que vai beneficiar 41 ruas de Serra Talhada, sendo 21 ruas no distrito de Varzinha.

Também indignado com a situação dos assaltos no cemitério público, China Menezes usou sua fala na tribuna para pedir mais segurança no local. O vereador trouxe à tona o grande problema de saúde pública que o município passa com relação aos usuários de drogas, atribuindo a abstinência como fator desencadeante dos assaltos. Além disso, o parlamentar cobrou a construção de uma guarita na entrada do distrito de Bernardo Vieira, para que as pessoas possam aguardar o transporte público em segurança.

O vereador Antônio da Melancia voltou a solicitar a construção de uma cozinha pública no bairro Vila Bela, com objetivo de amenizar os problemas com a falta de alimento das pessoas daquela localidade, bem como a construção de uma cozinha nos bairros da Borborema e Baixa Renda.

André Maio solicitou da secretaria de agricultura organização no cronograma das máquinas para que possam restaurar as estradas dos distritos, garantindo o direito de ir e vir das pessoas, além de informar sobre as entrega de carteiras de identidade nos distritos. O vereador também falou sobre seu Projeto de Lei revogando a lei anterior para que os idosos de Serra Talhada tenham direito ao passe livre no transporte público a partir dos 60 anos.

José Raimundo aproveitou a participação de líderes da educação na plenária para informá-los que vai continuar acompanhando as pautas da educação. Ele também cobrou da Secretária de Saúde que fosse levantado um relatório com as pessoas que possuem mais de um ano de espera na lista de atendimento na saúde e homenageou João Tiburcio, lembrando sua importância no esporte local e a lacuna deixada por ele.

Pinheiro de São Miguel falou sobre o título que vai homenagear Raimundo de Jesus Ferreira, do Ray School, pelas contribuições do mesmo no desenvolvimento de Serra Talhada.