Resumo da sessão desta terça-feira (16)
A Câmara Municipal de Serra Talhada realizou a 32ª sessão ordinária de 2025, que foi marcada por debates sobre saúde mental, homenagens a personalidades e cobranças por melhorias em diferentes áreas do município.
A psicóloga clínica Hélcia Sampaio Muniz Garcez utilizou a tribuna popular para abordar o tema “A Relação da Negligência à Saúde Mental e os Altos Índices de Suicídio: O Escárnio Maior do Desespero Humano”, em alusão ao Setembro Amarelo. Em sua fala, destacou a urgência de combater o tabu sobre o suicídio, alertou para os casos de automutilação em escolas públicas e defendeu a presença de psicólogos nas instituições de ensino. Também anunciou a gratuidade de atendimentos na clínica-escola da AESET, em parceria com a prefeitura.
A sessão também contou com homenagens. A secretária de Serviços Públicos, Simone Daniel, agradeceu a moção de aplausos concedida aos garis de Serra Talhada pelo trabalho na festa de setembro, de autoria do vereador Antônio de Antenor, que ainda cobrou melhorias na iluminação e nos reparos das ruas. Já Neuma Antunes, da Faculdade FAMA, fez a leitura da biografia de Humberto Ferreira de Albuquerque, indicado pelo vereador Antônio Rodrigues para receber o Título de Cidadão Serra-talhadense.
Diversos vereadores apresentaram demandas:
-
China pediu transporte público no bairro Vila Bela, criticou a atual secretária de saúde e cobrou a quantidade de vagas para o concurso público.
-
Gilliard Mendes apresentou moção de aplausos para a Paróquia da Penha, pela realização da 235ª Festa de Nossa Senhora da Penha e solicitou a reforma da Praça Antônio Pires de Menezes, no bairro Vila Bela.
-
José Raimundo elogiou a homenagem ao senhor Humberto, mas manifestou preocupação com a falta de médicos no Hospam e pediu celeridade da justiça para o pagamento dos precatórios.
-
Pinheiro do São Miguel destacou a redução de acidentes de trânsito atribuída ao trabalho do STTrans e parabenizou as moções apresentadas.
-
Nailson Gomes ressaltou a importância da fé na Festa da Penha, parabenizou o recolhimento de materiais recicláveis e fez reflexão sobre a prevenção ao suicídio, cobrando ainda a volta do atendimento de otorrinolaringologista no Hospam.
-
André Maio reforçou a falta de médicos, principalmente otorrinolaringologista, e pediu reforço do governo estadual no Hospam, além da recuperação de estradas.
-
Lindomar Diniz falou da qualificação de cuidadores e mediadores nas escolas e cobrou obras como pavimentação da Rua São Francisco, no bairro Bom Jesus.
-
Gin Oliveira criticou a falta de suporte no Hospam e relatou casos de dificuldades em transferências de pacientes graves.
-
Rosimério de Cuca pediu fornecimento de próteses para pacientes com fraturas de fêmur e defendeu transferências urgentes para Recife.
-
Tércio Siqueira solicitou recuperação da estrada vicinal conhecida como Estrada das Granjas, no perímetro irrigado Cachoeira 2.
Na ordem do dia, foram discutidos e aprovados projetos importantes, como:
-
PL nº 032/2025 (Executivo): concessão de gratificação anual para aquisição de fardamento dos guardas municipais;
-
Projeto de Decreto Legislativo nº 016/2025: concessão do Título de Cidadão Serra-talhadense ao padre Humberto Ferreira de Albuquerque;
-
PL nº 041/2025 (Legislativo): denominação da Escola Municipal do Bom Sucesso com o nome de Alcides Pereira da Cruz;
-
PL nº 044/2025 (Legislativo): denominação de rua no bairro José Rufino Alves (Caxixola) como Ivaldo Nogueira;
-
PL nº 045/2025 (Legislativo): denominação de avenida no bairro Cachoeira como Manoel Gomes de Souza (Manoel Cururu);
-
PL nº 046/2025 (Legislativo): denominação de rua no bairro Tancredo Neves como Maria do Carmo Duarte Leão;
-
PL nº 034/2025 (Executivo): encaminhado para análise da comissão.
A sessão demonstrou a pluralidade de pautas, passando da saúde mental e homenagens às cobranças por melhorias em áreas essenciais como saúde, transporte, educação e infraestrutura.