Vereador convoca audiência para tratar sobre repasse de transporte público

por Rochany Rocha publicado 28/02/2023 08h52, última modificação 28/02/2023 08h52

Nesta segunda-feira(27), o vereador André Maio convocou uma audiência pública para discutir sobre o auxílio dos transportes alternativos de Serra Talhada.

Na ocasião, o Presidente do Sindicato dos Transportes Alternativos Juarez Marcolino explicou como se dará o repasse e como será feita a comprovação. "Antes o idoso pegava uma carona nos transportes porque não era catracado, não era contabilizada a passagem dele. Com o repasse, tanto para empresários, quanto para operadores, vamos poder implantar o sistema de carteira do idoso, contabilizando sua passagem e comprovando ao município aquele transporte, para que os mesmos recebam os valores referentes à quantidade de idosos que transportou durante o mês".

O vereador André Terto aproveitou para lembrar de uma orientação do Ministério Público, na pessoa do Procurador Vandeci Sousa, sobre a quantidade de idosos por corrida. "Não existe quantidade de idosos e/ou pessoas com necessidades especiais no ônibus, precisa levar todo", disse o vereador completando que "agora com o rateio e a comprovação, se tiver 49 vagas no veículo, esse veículo deve e pode levar 49 idosos, sem desculpas, porque agora vai receber por eles", explicou.

Já Francisco Pinheiro usou a tribuna para falar da importância dessa prestação de contas e da carteira do idoso, contabilizando e "gerando uma estimativa de pessoas acima de 65 anos que usam os transportes públicos, a fim de melhorar, inclusive, o tratamento à esses passageiros, com mais dignidade e, principalmente, fazendo as paradas regulares e nos horários estabelecidos".

Rosimério de Cuca foi incisivo em pedir aos motoristas presentes que respeitassem os passageiros. "O transporte público tem que respeitar a população. Seja idoso, portador de necessidades especiais, trabalhadores e estudantes. Hoje as empresas de transporte têm oferecido um desserviço à população, desrespeitando os direitos e os horários. Isso precisa mudar imediatamente", reforçou.

Seguindo a linha de pensamento de Rosimério, Vandinho da Saúde continuou a queixa dando a sugestão para a criação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as empresas que prestam serviços de transporte em Serra Talhada sede e nos distritos.

"Diante das denúncias e das mudanças que estamos vendo acontecer, o ideal é que seja feito um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com todos os profissionais, não só para que tenham respeito pelos passageiros, mas também que ofereçam um serviço de qualidade e seguro para todos".

Ao final da audiência, André Maio agradeceu a todos os presente falando da importância deste encontro e como será o acompanhamento a partir de agora. "Essa audiência é de grande importância para a categoria, principalmente para os idosos que serão beneficiados com as mudanças. Nós não fomos a favor de um repasse de mais de oitocentos mil reais ser destinado apenas para duas empresas, por entendermos que os transportes dos distritos para a sede também teria direito ao repasse. Esse valor precisa ser rateado, bem como essa verba deve ser utilizada para benefício dos idosos, principalmente no quesito qualidade de transporte e tratar bem, com a dignidade que eles merecem", finalizou André.