VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER FOI TEMA DE SESSÃO NA CÂMARA

por CM SERRA publicado 10/03/2020 10h05, última modificação 10/03/2020 10h06

Na 6ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, que aconteceu nesta segunda (09/03), às 10h, com transmissão ao vivo pelo Facebook, a diretora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher - CEAM, Maria Rosineide Silva, fez uso da tribuna para falar sobre o Dia Internacional da Mulher, no tocante: violência contra a Mulher.

Em seu discurso, Rosineide afirmou ser válida toda forma de celebrar essa data importante na trajetória de luta das mulheres, mas, também, é um tanto contraditória, quando ainda temos casos inenarráveis de violência contra a mulher.

"Nossas mulheres continuam sofrendo e muito. No passado, antes de Cristo, as mulheres tinham que se curvar oito vezes por dia aos homens. Nos dias de hoje, ainda nos deparamos com situações parecidas. Diariamente temos 30 a 40 ocorrências na delegacia contra a mulher e, algumas delas, pelo simples fato de a mulher usar um batom e o homem afirmar que a mesma não vai trabalhar", enfatiza Rosineide Silva.

Sinézio Rodrigues também falou sobre o dia 8 de março, trazendo dados importantes para a reflexão. "Em 2019, Serra Talhada teve um aumento de 8% nos casos de violência contra a mulher, e a cada 7 minutos, uma é assassinada no Brasil, só pelo fato de ser mulher", conta o vereador.

Já Vera Gama, atuante na conquista da Delegacia da Mulher, usou a tribuna para reforçar a importância do equipamento e pedir apoio do povo. "Vamos lutar juntos e conscientizar Paulo Câmara para que traga a Delegacia da Mulher para Serra Talhada. Desde 2010 que lutamos por esse equipamento e estamos antenados em defesa da mulher", disse.

Em apoio a causa em defesa da mulher, o presidente da Câmara, Manoel Enfermeiro aproveitou a oportunidade para parabenizar às mulheres pela passagem da data e à equipe do CEAM pelo trabalho realizado. "Em nome de todos os vereadores, digo que a Câmara está pronta para entrar na luta em apoio às mulheres e atuar, junto ao Centro, nessa causa tão importante".

Ainda durante a sessão, foram colocadas em votação as indicações de André Maio, que solicitou a drenagem e a cobertura do Pátio da Feira Livre Ivani Barros da Silva, na Lagoa Maria Timóteo, e a recuperação asfáltica das ruas Travessa José Olavo de Andrada e 13 de Maio, no centro da cidade.

Sinézio também entrou com uma indicação para a reforma da quadra poliesportiva da Escola Municipal Antônio Firmino de Lima, em Varzinha, e Antônio Rodrigues solicitou a pavimentação da Rua Odilon Bernardino de Souza, no Bairro Nossa Senhora da Conceição.

Seguiram para votação os pareceres das comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, de Desenvolvimento Econômico e Social e de Finanças, Orçamento e Fiscalização ao Projeto de Lei Nº 003/2020, do Legislativo, que modifica os anexos I, II, III e IV da Lei Complementar Municipal Nº 035/2006, com redação dada pela Lei Nº 1.690, de 01 de março de 2019.

Foram para 1ª votação o Projeto de Lei Nº 003/2020, do Legislativo; para 2ª votação o Projeto de Lei Nº 004/2020, do Legislativo, que denomina de Rua Maria Edileuza de Melo (Didi), localizada no Bairro Tancredo Neves (Cohab); para 2ª votação o Projeto de Lei Nº 005/2020, do Legislativo, que denomina de Rua Antônio de Souza Melo (Antônio de Quinzeiro), localizada no Bairro Tancredo Neves, e foram encaminhados

para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final os projetos de lei Nº 006, 007, 008 e 009/2020, do Legislativo, para receberem parecer desta comissão.